CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL DA GESTÃO DA REDE DE TRANSPORTE

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A GRT – Gestão da Rede de Transporte é uma Área que tem a responsabilidade de executar os trabalhos de Gestão e Exploração da Rede, que compreendendo a Rede de Muito Alta Tensão. É representada por um Pelouro, estando composto por várias áreas operacionais, nomeadamente – a Operação do Sistema; as Protecções; e as Direcções de Exploração Regionais. A modernização e a expansão da Rede são impulsionadas, e a eficiência energética e a qualidade de serviço são, igualmente, perseguidos pela RNT-EP.

 

Conforme o Plano Estratégico da Rede de Transporte (PERT), a Rede está estruturada por quatro Sistemas, estando interligados os Sistemas Norte e Centro, e independentes os Sistemas Sul e Leste, repartidos em cinco níveis de Tensão, nomeadamente 400 kV, 220 kV, 150 kV, 132 kV e 110 kV. A nível Nacional, a Rede Eléctrica está presente em cinco Regiões de Exploração, dentre as quais: Região Norte; Região Luanda; Região Centro; Região Sul, e a Região Leste. Cada uma desempenha um papel determinante na operação e estabilização do Sistema Eléctrico Público. O Parque eléctrico da Rede é composto por mais de 40 Subestações Eléctricas, 2 Postos de Seccionamento e mais de 70 Linhas de Transporte – que se estendem em mais de 5.500. km. A potência instalada é de 12.966,3 MVA.

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O Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Transporte de Electricidade, para o período de 2022 a 2033, dentro das principais metas, inclui a expansão da capacidade da Rede de Transporte de Electricidade, modernização da infraestrutura existente e a integração de energias renováveis. Além disso, busca promover a resiliência do sistema e a melhoria da qualidade de serviço. Os Projectos desenhados para a Rede estão virados à construção e reabilitação de Linhas de Transporte e Subestações, e actualização tecnológica do sistema de supervisão e controlo.

 

No âmbito da Interligação Regional com a SAPP e a PEAC (Poll Energética da África Central), a RNT-EP vai levar a cabo a construção de uma Linha de 400 kV, no período de 2026 – 2029 (LT 400 kV Luau – Kolwezi), Angola – RDC e (LT 400 kV Cazombo – Mwinilunga), Angola – Zâmbia. Existe, portanto, um desafio importante, em termos de gestão, para fazer face aos exigentes cenários previstos de crescimento e desenvolvimento do negócio.


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